segunda-feira, 5 de março de 2018

Combustível para o cérebro: exercício físico é um importante aliado para a aprendizagem

Melhora na capacidade de concentração, fixação de conteúdos, raciocínio lógico e memória são alguns dos benefícios da prática regular de atividade física

Crianças agitadas, salas de aula lotadas e um professor lutando, bravamente, para prender a atenção dos alunos. Este cenário, frequentemente descrito é fácil de imaginar por pais ou qualquer pessoa que conviva com crianças. A quantidade e a diversidade de informações e possibilidades a que estão expostas, deixa cada vez mais difícil para os professores a missão de ensinar sem se reinventar. Estudos mostram que a inserção de exercício físico em sala de aula, além das aulas de educação física, é um aliado que pode ajudar os professores e melhorar o processo de aprendizagem dos alunos.


Diversas pesquisas afirmam que o exercício físico regular em idade escolar ajuda na concentração e fixação de conteúdos, desenvolve melhor o raciocínio lógico e a memória, proporciona reflexos mais apurados e maior foco na realização de atividades escolares ou acadêmicas. Sabe-se dos inúmeros benefícios da prática do exercício físico para o corpo e pesquisas mais recentes mostram que esses benefícios se estendem, inclusive, para o cérebro.

Neurocientistas da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, apresentaram recentemente pesquisas mostrando que alunos que se saem bem nos exercícios físicos também têm melhor desempenho nas atividades escolares. Segundo o estudo, crianças e adolescentes que praticam esportes com frequência, têm o desempenho 20% superior aos alunos sedentários. A explicação é de que quando a pessoa se exercita a produção de sinapses neurais aumenta. Ou seja, a prática de exercícios físicos tem o poder de desenvolver células cerebrais, criando novas conexões interneurais, mantendo a mente jovem e ativa.

Breves interrupções durante a aula para 10 minutos de exercícios físicos nas escolas. Pode parecer estranho, mas este hábito tem ganhado espaço nas escolas americanas. Isso porquê o relatório de 2013 do Instituto de Medicina dos Estados Unidos afirma que “as crianças mais ativas prestam mais atenção, possuem velocidade de processamento cognitivo mais rápido e se saem melhor nas provas do que as crianças menos ativas.”

O livro Corpo Ativo, Mente Desperta: A nova ciência do exercício físico e do cérebro (2012), escrito por John J. Ratey, neuropsiquiatra e professor da Universidade de Harvard, é baseado em pesquisas inovadoras. O livro explora a conexão entre mente e corpo e defende que o exercício é uma das armas mais eficientes para o bom funcionamento do cérebro humano. Segundo ele o movimento ativa todas as células cerebrais que as crianças estão usando para aprender despertando o cérebro. “O cérebro funciona exatamente como os músculos: cresce com o uso e atrofia com a inatividade”, defende o autor destacando a importância de se exercitar com regularidade.

O livro explica como o exercício melhora o aprendizado, reduz o estresse e a ansiedade e pode ajudar o cérebro a permanecer jovem. “O exercício é a ferramenta mais poderosa para otimizar sua função cerebral”, afirma Ratey. “O livro baseia-se em evidências que obtive de centenas e centenas de trabalhos de pesquisa, a maioria publicada apenas na última década.”

O estudo “Estimulação motora, função executiva e atenção” realizado em 2013 no Distrito Federal, destacou a importância da educação física no ensino fundamental como meio efetivo de auxílio para as aprendizagens motoras e cognitivas. Nele, 80 crianças de 6 a 10 anos foram divididas em dois grupos: um que não participou da intervenção, e um grupo experimental, que realizou aulas de educação física escolar, duas vezes na semana com duração de 50 minutos, durante 7 meses. A conclusão do estudo mostrou que o grupo experimental melhorou além do aspecto motor, o desempenho nos testes de função executiva e atenção seletiva, tornando o raciocínio mais rápido.

De acordo com a professora de educação física, Daniela Souto, a atividade física escolar ajuda no melhor desenvolvimento físico e psíquico infantil. “Temos diversas ferramentas para isso como jogos e atividades que devem ser aplicados de acordo com a idade e desenvolvimento motor dos alunos. Porém, nos deparamos com algumas dificuldades para conseguir desenvolver essas atividades que vão desde a falta de espaço adequado até a falta de material para a prática de atividades físicas. Há escolas que não conseguem desenvolver um trabalho ideal com os alunos deixando de potencializar o aprendizado em muitas outras áreas.”, adverte.

Além disso, a escola está muito preocupada em passar todo o conteúdo programático para os alunos, o que não é um erro, mas se ele for simplesmente despejado sobre as crianças durante 3 ou 4 horas seguidas, boa parte disso não será absorvido porque a capacidade de concentração e foco dos alunos não dura todo esse tempo. Segundo Fernanda Spengler, psicóloga, especialista em psicopedagogia, a maioria das crianças, de vez em quando, vai experimentar algumas situações de dificuldade para manter a concentração ou o foco. Isto acontece quando elas estão cansadas, sobrecarregadas ou expostas a excesso de estímulos.

A prática da atividade física não deve ficar restrita apenas ao ambiente escolar. Cabe aos pais a busca de uma modalidade de esporte para a criança praticar desde cedo, pois além de todos os benefícios citados, ainda ajuda no combate ao sedentarismo que cresceu muito com os avanços tecnológicos. Também é papel dos pais participar, assistir, incentivar, motivar e ensinar aos pequenos que a atividade física é muito mais do que competição, saúde e bem-estar. Ela é o combustível do cérebro.

Lilian Martins
Texto publicado no jornal Gazeta do Povo
http://www.gazetadopovo.com.br/educacao/combustivel-para-o-cerebro-exercicio-fisico-e-importante-aliado-para-a-aprendizagem-ahvyohwise2znjuhjyzhdq2o9

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